Pesquisas e Expedições na Antártica

 

Quando o Tratado da Antártica foi celebrado, em 1959, estabeleceu-se que a região ao sul do paralelo 60º S poderia ser usada apenas para fins pacíficos e com liberdade para a realização de pesquisa científica e promoção da cooperação internacional do Continente.

O Tratado, que proíbe qualquer atividade de natureza militar, entrou em vigor em 1961, ratificado por 12 países, incluindo o Brasil, que aderiu em 1975. Atualmente são 47 os países signatários (28 membros consultivos e 19 não consultivos). Cerca de 27 nações possuem estações de pesquisa estabelecidas na Antártica. Em 2004, fundou-se o Secretariado do Tratado da Antártica, com sede em Buenos Aires.

Mais: Mapa das Bases Científicas

 

 

Pesquisadores da Estação McMurdo, fundada em 1956, na Ilha de Ross, lançam um balão meteorológico na Antártica.

 

 

Balão

 

Estação Comandante Ferraz, do Brasil, há mais de 20 anos na Baía do Almirantado, Antártica. Tem participação do INPE (foto: Ana Nascimento/ABr).

 

Mapa

 

Historia

 

Estação de pesquisa da Argentina, na Antártica.

 

A Estação Amundsen-Scott, dos Estados Unidos, no Polo Sul.

 

Estação dos Estados Unidos

 

Passageiros usam cores vivas para não se perderem em meio ao gelo. A bandeira marca o local de desembarque para os barcos infláveis.

 

Ossada de baleia na Baía do Almirantado.

 

Antártica

 

Pesquisa Escolar

 

Embaixo, foto colorida da Antártica, parte de um mosaico de fotos que cobrem todo o continente Antártico, tiradas durante as horas que se seguiram ao encontro da Missão Galileo com seu planeta natal. A vista mostra a plataforma de gelo Ross. É o final da primavera na Antártica, então o sol nunca se põe no continente gelado. Esta foto foi tirada em 8 de dezembro de 1990 (crédito NASA/JPL).

 

Ciencias

 

Telescópio

 

Baía do Almirantado

 

Busca Temática

 

Divisões Geográficas

 

Antartida

 

Mapas Antartica

 

Estação de Pesquisa

 

O Telescópio do Polo Sul na Estação Amundsen-Scott, na Antártica, varre o universo em busca de aglomerados de galáxias, que os cientistas podem usar para aprender mais sobre a energia escura, uma força misteriosa que parece estar acelerando a expansão do universo. Fotografia de Peter Rejcek (USAP) tirada em 20 de dezembro de 2010.

 

Pesquisador

 

Bases Cientificas

 

Fauna Antartica

 

Copyright © Guia Geográfico - Continentes.

 

 

Brasil

 

Aurora

 

Pesquisas e Expedições na Antártica

 

 

Antartida

 

 

 

 

 

 

 

Ana Nascimento