Ciencias

Ciência é um sistema de conhecimento organizado que lida com o mundo físico, suas leis naturais ou com a sociedade. O trabalho científico implica em observações imparciais ou experimentações sistemáticas.

Embora a ciência possa ser considerada tão antiga quanto a humanidade, o termo normalmente não é aplicado antes do desenvolvimento do método científico, a partir do século 17, com as importantes contribuições de René Descartes (1596-1650). Na antiga Grécia os sábios eram chamados de filósofos ou matemáticos.

 

 

Arquimedes (c.290-211 aC) faz estudos com desenhos na areia antes de ser assassinado durante a tomada de Siracusa pelos romanos (ilustração de Gustave Courtois). O matemático grego elaborou importantes leis físicas, especialmente os conceitos de alavanca e empuxo. Foi um dos grandes sábios do mundo antigo.

Nos séculos seguintes, o Ocidente foi dominado pela cultura militar romana. Os sábios, que buscavam respostas para os mistérios do Universo, eram tolerados, especialmente em Alexandria, o maior centro de sabedoria da Antiguidade.

A tolerância acabou com a ascensão do Cristianismo. O Ocidente, buscando a iluminação divina, mergulhou na escuridão do conhecimento, por mais de mil anos. Muitos textos dos antigos sábios foram queimados.

Felizmente, uma parte do conhecimento da Antiguidade foi copiada pelos árabes. Séculos depois, os cruzados, buscando "libertar" Jerusalém, entraram em contato com o conhecimento de antigos sábios. No final da Idade Média, muitos sábios bizantinos migraram para a Europa, fugindo do domínio islâmico do Império Otomano.

A partir do século 15, a popularização de livros impressos, a venda do perdão e a Reforma Protestante, abalaram as bases da Igreja Católica. Estava pavimentado o caminho para o Renascimento.

 

Arqueologia

Arquitetura

Bibliotecas

Calendário

Cartografia

Economia

Educação

Enciclopédias

História

Informática

Geografia

Geodésia

Língua Portuguesa

Saúde

Urbanismo

 

Arquimedes

 

Pesquisa Escolar

 

Cultura baiana

 

Charles Darwin

 

Busca Temática

 

Albert Einstein (1879-1955) em sua foto oficial do Prêmio Nobel. O cientista alemão desenvolveu suas principais teorias seguindo suas inspirações, em seguida buscava comprová-las matematicamente.

A complexidade da ciência atual ou a falta de inspiração de alguns cientistas fazem com que o caminho inverso seja comum atualmente.

A solução de equações diferenciais, muito usadas na Física avançada, é normalmente complexa e cheia de armadilhas. Podem existir infinitas soluções. Selecionar adequadamente as condições de contorno é fundamental. O tratamento inadequado dessas equações levam a algumas das teorias esdrúxulas que são divulgadas hoje.

 

Académie des Sciences

 

Albert Einstein

 

Universidades

 

Lua

 

O Lado Lúgubre de Publicações na Internet

O número de artigos "científicos" publicados na Internet aumenta exponencialmente ano a ano. Uma parte é embasada em séria pesquisa. Outra parte é pura exploração comercial, com muito plágio ou pesquisa pobre. Também, algumas empresas de web design contratam a publicação de artigos ruins, em sites de terceiros, com links direcionados para seus clientes, buscando melhores posições nos mecanismos de busca. Cresce também o número de pseudo-instituições online, cujo único objetivo é explorar pesquisadores incautos.

 

Academia Ciencias

 

Gilberto Freyre

 

Historia automovel

 

Instituto Bahia

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), fundado em 1894. O prédio, na Piedade, está atualmente encoberto por árvores. É uma das mais importantes e tradicionais instituições científicas do Brasil. Fundado por cientistas ilustres, como o historiador baiano Silio Boccanera Jr., o arquiteto espanhol Morales de los Rios e Theodoro Sampaio, entre outros.

 

Busca Temática

 

Universo

 

 

Mapas mundo

 

Instalações da Academia das Ciências de Lisboa, uma das mais antigas e tradicionais do mundo, fundada em 1779.

 

Filosofia

 

Aurora

 

Embrapa

 

Historia Calendario

 

O pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987) ainda é a mais importante referência em sociologia brasileira. Gilberto de Mello Freyre nasceu em Recife, em 15 de março de 1900. Publicou obras importantes sobre Antropologia e Sociologia. Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, um tradicional centro de excelência em humanidades.

Sociologia é o estudo das relações entre as pessoas de uma comunidade. É parte da Antropologia, uma ciência que envolve várias disciplinas.

 

O sergipano Silvio Romero (1851-1914) foi um dos mais importantes filósofos brasileiros de sua época. Romero nasceu em Lagarto, Sergipe e foi contemporâneo de outro importante pensador brasileiro, Tobias Barreto, também sergipano. Estudou Direito em Recife, foi crítico literário, jornalista e professor de Filosofia. Suas obras são importantes para se entender o pensamento filosófico no Brasil de sua época.

 

Primeiro automovel Brasil

 

Animais

 

Geografia

 

Metodologia Científica

Pesquisadores de uma famosa universidade queriam saber o valor de 2 + 2. Optaram pelo método estatístico e selecionaram voluntários. O resultado mostrou que em 96% dos casos o valor é 4, sendo que entre as mulheres, 99% acharam esse valor, contra apenas 93% dos homens. Outros valores indicados foram 22 e 242 (talvez por problemas de grafia). Um dos voluntários achou que o valor seria 3, já que o segundo "2" valeria menos por vir em segundo lugar.

A pesquisa acima é fictícia, mas a julgar pelas bobagens que, às vezes, se divulga como ciência, ela bem que poderia ter acontecido.

Hoje, é comum os cursos universitários solicitarem a seus alunos que façam pesquisas, utilizando métodos científicos, já na graduação. Além disso, os cursos de pós-graduação inundam as bibliotecas com milhares de dissertações e teses todos os anos. Nesses casos, infelizmente, é comum que os alunos façam suas pesquisas por obrigação e não por paixão. O tempo é curto e o compromisso com os resultados é geralmente fraco ou bom o suficiente para receber o canudo.

As conquistas do século 20 devem muito a ciência. O método científico, quando seguido com rigor, pode nos presentear com avanços surpreendentes. Boa ciência, entretanto, requer tempo, dedicação e recursos adequados. Interpretar os dados pode ser ainda o maior desafio.

Para ser considerado científico, seu trabalho deve seguir padrões aceitos pela comunidade acadêmica. Pode-se usar observações, estatística, desenvolvimentos matemáticos e podem ser simples estudos de caso. Sua publicação deve seguir certas regras e deve permitir que outros possam repetir seu experimento com o mesmo sucesso.

 

Técnicos da Embrapa fazem amostragem das pragas da lavoura de soja. A Embrapa é uma das mais conceituadas instituições de pesquisa agropecuária no mundo e muito contribuiu para tornar o Brasil um dos maiores exportadores mundiais no setor.

 

Imagem obtida pelo telescópio Hubble de um halo em expansão em torno de uma estrela distante chamada V838 Monocerotis, a cerca de 20 mil anos-luz da Terra. Essa forma impressionante é causada pela estrela vermelha super-gigante no centro da foto.

 

Historia Informatica

 

Luís XIV visita a Académie des Sciences (ilustração de Claude Perrault
Mémoires pour Servir à l'Histoire des Animaux , 1676)
, fundada em 1666. Em 1699, a Academia francesa reconhecia formalmente seis áreas científicas: Matemática, Mecânica, Astronomia, Química, Botânica e Anatomia. Em 1791, a Instituição recebeu a atribuição de racionalizar o sistema de pesos e medidas, do qual originou-se o sistema métrico.

 

Bibliotecas

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Ciências.

 

 

Historia

 

 

Imagens Ciencia

 

História Fotografia

 

 

 

 

 

Pesquisa

 

 

 

 

Livros

 

Rufino

 

 

Divulgação