Fusos Horários

A esfera terrestre é geograficamente dividida em 360° formando meridianos que se encontram nos polos. Os fusos horários são formados dividindo-se esses 360° pelas 24 horas do dia. O resultado são 24 fusos horários de 15° cada. Existem países que adotam fusos com diferença de meia hora, como a Venezuela, Índia e Irã.

Antes do final do século 19 cada país ou cidade tinha sua própria referência de tempo com base na passagem do Sol. Acordos internacionais resultaram na adoção do meridiano que cruza o Observatório de Greenwich, na Grande Londres, como o marco zero de referência para os fusos horários.

As horas aumentam para leste e diminuem para oeste, devido ao movimento do Sol.

 

 

Globos

 

Greenwich Mean Time (GMT) ou Tempo Universal Coordenado (UTC) é o tempo relativo ao meridiano de 0°, que passa pelo Observatório de Greenwich. Referência adotada internacionalmente para o cálculo dos fusos horários.

 

Mapa Fusos Brasil

 

Fusos Horários do Brasil

 

Geografia Brasil

 

Giroscópio no Observatório de Greenwich. Local onde passa o meridiano de referência para os fusos horários internacionais (Corbis).

 

Desde 2013, o território brasileiro voltou a ter quatro fusos horários, conforme a Lei n. 12.876, de 30 de outubro. Veja o mapa acima (fonte IBGE editado). Mudanças nos fusos ocorreram até 2019, devido ao horário de verão (veja quadro abaixo), revogado em 25 de abril daquele ano. A hora oficial do Brasil (em Brasília) está três horas atrasada em relação a Greenwich. O Observatório Nacional Brasileiro é o órgão responsável por gerar a Hora Legal do Brasil, segundo o Decreto n° 4264 de 10 de junho de 2002.

 

 

 

Busca Temática

 

Observatorio de Greenwich

 

 

 

Mapas mundo

 

Fusos horarios mundo

 

O Antigo Horário de Verão

A diferença de horário entre países deve considerar o horário de verão adotado em alguns. Lembrar que o verão no hemisfério norte ocorre durante o inverno no hemisfério sul.

O Reino Unido, por exemplo, adota o horário GMT de outubro a março. Para o restante do ano, o British Summer Time é adotado com uma hora avançada.

Horário de Verão no Brasil

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931. Houve interrupções por períodos de alguns anos (1933-1949, 1953-1963, 1968-1985). De 1985 a 2008, o horário de verão foi adotado anualmente através de decretos do Presidente da República.

Em 2008, o Decreto N° 6.558 estabeleceu um procedimento geral para os demais anos, na seguinte forma: Fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval,o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte. A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Em 2011, o Decreto N° 7.584 voltou a incluir a Bahia no horário de verão, do qual o estado fez parte de 1985 a 2002, mas em 2012 o horário não foi adotado. Em 2012, o estado do Tocantins adotou o horário de verão. Em 2017, o horário de verão foi reduzido em 15 dias. Também houve alteração em 2018.

Nos últimos anos, houve uma alteração na curva de carga, devido a mudanças no uso de energia, como a redução de chuveiros elétricos e maior eficiência em iluminação. Assim, praticamente não existe mais economia de energia com o horário de verão. Em 25 de abril de 2019, o horário de verão foi revogado por decreto federal.

Mundo Mollweide

 

Greenwich

 

Mundo Ptolemeu

 

Fuso horário civil (fonte, editada IBGE - 2018).

 

Divisões Geográficas

 

Mapas

 

Calendario

 

Fusos Horários do Brasil

 

Viagem e Turismo

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas.

 

Fusos Horários