A palavra biblioteca vem do grego, como uma composição de biblion e theca, significando um lugar onde se guardam textos.
As primeiras bibliotecas teriam surgido após a invenção da escrita, por volta de 5 mil anos atrás. Seriam coleções de placas de xisto, argila ou outros materiais. Depois surgiram os rolos em papiro, substituídos posteriormente pelo pergaminho. O papel já era usado na China no século 2 da Era Cristã. O formato de livro, como conhecemos hoje, surgiu por volta do século 4. Eram volumes de manuscritos em pergaminhos, substituídos depois pelo papel.
Na Antiguidade, a Biblioteca mais célebre foi a de Alexandria, fundada por Ptolemeu Sóter (323 aC – 283/2 aC) . Destacou-se também a Biblioteca de Pérgamo, uma cidade grega na atual Turquia.
Na Idade Média, existiram grandes bibliotecas no Oriente e no mundo árabe, como a Casa do Saber em Bagdad. Na Europa, as bibliotecas foram trazidas para dentro de mosteiros.
A partir do século 12, com a proliferação de universidades na Europa, as bibliotecas começaram a se popularizar. A partir do século 15, sob o impulso da imprensa, as bibliotecas ganharam nova dimensão.
Bibliotecas no Brasil
No Brasil, a primeira biblioteca foi fundada em Salvador, na segunda metade do século 16. Era parte do Colégio dos Jesuítas da Bahia. No século 18, contava com alguns milhares de livros numa época em que a imprensa no Brasil era proibida. Os Estudos Gerais do Colégio foi meritoriamente a primeira universidade do Brasil.
As restrições acabaram com a chegada da Família Real. Em 1810, houve a transferência do acervo da Biblioteca da Ajuda de Lisboa para o Rio de Janeiro, criando a Real Biblioteca. Após a Independência, a Real Biblioteca foi comprada pelo Império do Brasil. Posteriormente, seu nome mudou para Biblioteca Imperial e Pública da Corte e, a partir de 1876, passou a se chamar Biblioteca Nacional.
A primeira biblioteca pública do Brasil, entretanto, foi fundada na Bahia, em 1811. Em 1912, ela foi destruída durante o covarde Bombardeio de Salvador, promovido pelo presidente Hermes da Fonseca. Imensa documentação histórica virou cinzas.
Em 2008, foi inaugurada a Biblioteca Nacional de Brasília.
Eratóstenes ensinando em Alexandria, pintura de Bernardo Strozzi (1581-1644). O sábio grego Eratóstenes (276 aC -194 aC) conseguiu medir o diâmetro da Terra com espantosa precisão para sua época. Ele era também o bibliotecário chefe da Biblioteca de Alexandria, no Egito. A mais importante da Antiguidade.
Prédio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, uma das mais antigas instituições de Portugal, onde documentos oficiais são guardados desde 1378, quando o Arquivo era abrigado em uma das torres do Castelo de Lisboa. A instituição guarda a Carta original de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil.
Biblioteca do Mosteiro Beneditino de Edmont, na Áustria, do século 18. O Mosteiro, fundado em 1074, colecionou manuscritos desde então. A Biblioteca é um dos mais importantes bens culturais austríacos (foto Jorge Royan).
Temas
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress), em Washington D.C. Tem cerca de 128 milhões de itens e é considerada a maior biblioteca do mundo.
Prédios do Merton College, fundado em 1264, parte da Universidade de Oxford, onde está a mais antiga biblioteca da Inglaterra.
Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte. |
A Biblioteca Pública de Nova York (NY Public Library), em Manhattan, inaugurada no início do século 20.
Biblioteca do Parlamento do Canadá, em Ottawa.
Gabinete Português de Leitura de Salvador, fundado em 1863. Bela arquitetura portuguesa com influência árabe, em estilo manuelino.
Por Jonildo Bacelar
A bela George Peabody Library, fundada no século 19, em Baltimore, EUA (foto Matthew Petroff).
Interior da Biblioteca de Gladstone, em St. Deiniol, Gales. Um local único onde se pode hospedar-se e realizar reuniões e debates, em um ambiente aconchegante.
Acima, biblioteca do Monastério de Strahov (Strahovský klášter), do século 17, na República Tcheca (foto Y.Shishido).
A bela Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, em Portugal. Seu acervo inclui um grande número de obras dos séculos 15 ao 19. O Palácio era um convento franciscano do século 18, alçado a Monumento Nacional, em 1910. Em 1754, o Papa Bento XIV autorizou o antigo convento a incluir, em seu acervo, obras proibidas pela Igreja, como consequência, o empréstimo de livros só podia ser feito com autorização do rei de Portugal.
Biblioteca Nacional de Brasília, inaugurada em 2008.
Divulgação
Eduardo Coutinho
Joseolgon