Educação
A educação é um dever da família e do Estado. Inspira-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
São princípios básicos:
• Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
• Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
• Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
• Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
• Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
• Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
• Valorização do profissional da educação escolar.
• Garantia de padrão de qualidade.
• Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.
(da Lei 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Painel de arte moderna na Escola Parque (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), em Salvador. A Escola Parque, um patrimônio cultural da Bahia, foi uma concepção do educador baiano Anísio Teixeira (foto abaixo), nos anos 1940, e representou a primeira experiência de educação integral no Brasil.
Temas
O pernambucano Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira e doutor honoris causa por algumas universidades, incluindo Harvard, Cambridge e Oxford. É considerado, por muitos, um dos mais importantes pedagogos do mundo, na história recente. Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, onde estudou Direito e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Entre suas mais importantes contribuições está seu método para a educação de adultos.
O educador português José Pacheco, coordenador da Escola da Porte de Portugal, onde não há séries, turmas, manuais, testes ou aulas. Os alunos agrupam-se de acordo com os interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa. Pacheco acredita que o sistema tradicional de aulas está obsoleto. Atualmente colabora com projetos educacionais no Brasil.
O educador baiano Anísio Teixeira (1900-1971), referência em educação no Brasil e defensor da escola pública universal. Foi homenageado com seu nome para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) / MEC.
Aula tradicional de Matemática na Universidade de Tecnologia de Helsinki, Finlândia, em 2005. Por volta daquela época, a Internet já estava revolucionando a forma de se ministrar aulas. Métodos de ensino continuam a mudar rapidamente com as novas tecnologias. Finlândia e Singapura, por exemplo, estão entre os primeiros colocados em avaliações gerais de conhecimento dos alunos, mas esse países possuem métodos bastante diferentes. Em Singapura, as crianças são pressionadas a tirarem notas altas nos exames e o ensino é muito focado em memorização. Na Finlândia, as crianças não são submetidas a testes padronizados e o aprendizado é focado na prática e no desempenho com base em programas flexíveis.
O potiguar Câmara Cascudo (1898-1986) representado na cédula de 50 mil cruzeiros, lançada em 1993, em homenagem a um dos mais importantes antropólogos brasileiros. Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 30 de dezembro de 1898.
Copyright © Guia Geográfico - Cultura. |
Terreiro de Jesus (em 1862), em Salvador, sítio histórico da educação do Brasil, onde os jesuítas construíram sua maior igreja na América Lusitana (atual Catedral Basílica), onde fundaram a primeira universidade do Brasil (os Estudos Gerais da Bahia) e onde foi fundada a primeira Faculdade de Medicina, o primeiro curso superior para profissionais liberais no País. A primeira escola do Brasil foi fundada por Manuel da Nóbrega, em 1549, na Bahia.
Mais: Universidades no Brasil ►
Salvador, berço da educação formal no Brasil
Alberto Coutinho
Educação
Tungsten