As artes plásticas usam materiais para dar forma ao que é imaginado ou reproduzido por artistas. Incluem, por exemplo, a escultura e a pintura.
Uma das baianas de Nide. Admirada por Jorge Amado e premiada pela Academia Brasileira de Letras, a artista plástica Nide Bacelar expressa toda a sensualidade das baianas em suas telas.
Vitória de Samotrácia. Acredita-se que essa majestosa escultura grega, de autor desconhecido, tenha sido encomendada para comemorar uma vitória naval do princípio do século II aC. Em exposição permanente no Museu do Louvre.
Temas
A antiga arte egípcia no Vale dos Reis, Província de Assuan, no Egito.
Les Demoiselles d'Avignon (Pablo Picasso, 1907 - Museum of Modern Art, Nova York). A obra é considerada um marco do modernismo. Foi pintada antes da consagrada fase cubista do pintor espanhol. Conta-se que Picasso deixou a tela virada para a parede por alguns anos, após as críticas recebidas de seus colegas.
Mais: Arte na Espanha ►
Mulher deitada e cachorro, 1954, do artista carioca Di Cavalcanti (1897-1976).
Um esboço feito por Michelangelo (1475-1564), parte do seu processo de criação. O incomparável escultor florentino buscava a perfeição anatômica em suas obras, com toques de singular elegância.
Mona Lisa de Leonardo da Vinci (cerca de 1503-1506), em exposição no Museu do Louvre, Paris. A harmonia da tela, a beleza retratada e o sorriso sutil e sensual da Mona Lisa fizeram desta pintura a mais famosa do mundo. O florentino Leonardo da Vinci (1452-1519) era engenheiro, arquiteto, pintor e escultor, um dos maiores gênios da história da humanidade.
As Baianas do artista plástico argentino Carybé (1911-1997), em óleo sobre placa. Hector Julio Páride Bernabó (Carybé) nasceu no subúrbio de Buenos Aires. Viajou por vários países até se estabelecer na Bahia, em 1950, após ser convidado para pintar um dos painéis do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Ilustrou livros de Jorge Amado e passou a realizar obras sobre a cultura baiana.
Batalha de Anghiari, pintura atribuída a Leonardo Da Vinci. Trata-se de uma cópia feita pelo pintor flamengo Peter Paul Rubens (1577–1640) com base nos detalhes da parte central de um mural florentino feito por Da Vinci, em 1505. Museu do Louvre, Paris.
Olhando Pássaros da África, xilogravura de Hansen Bahia (1958) para uma edição de Navio Negreiro de Castro Alves.
O magnífico altar-mor da Igreja de São Francisco da Bahia, fundada no século 16. O Templo, decorado por artistas baianos, é um monumento de arte barroca de fama mundial (foto Tereza Torres).
La Dormeuse (1897), óleo sobre tela de Renoir, uma das obras primas do pintor francês, atualmente no acervo do museu Sammlung Oskar Reinhart, na Suíça.
Pierre Auguste Renoir (1841-1919) identificou-se com o movimento impressionista no início de sua carreira. A partir da década de 1880 passou a utilizar técnicas mais formais, pintando vários nus de mulheres sensuais.
Auto-retrato de Vincent Van Gogh (1853-1890). O pintor holandês tinha o seu próprio o conceito de arte, vendeu poucas telas em vida e hoje seus trabalhos estão entre os mais valiosos do mundo.
Obras de Rodin expostas no Palacete das Artes, em Salvador. O escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) era famoso pela elegância e expressão de suas esculturas em mármore e bronze. O Pensador (1880) e o Beijo (1886) estão entre suas obras primas.
Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte. |