A Antártica situa-se quase inteiramente dentro do círculo polar antártico e é rodeada pelo Oceano Antártico. É recoberta por uma eterna camada de gelo que pode chegar a 3,7 km de espessura. Essa é a principal razão porque a Antártica é o continente com maior elevação média. Debaixo da camada de gelo existem recursos minerais abundantes, como petróleo, ferro e carvão. Durante o inverno seu tamanho chega a dobrar devido ao congelamento das águas oceânicas.

A região próxima ao Polo Sul é praticamente desprovida de fauna ou flora, habitada apenas por cientistas de estações de pesquisa. Já chegou a registrar-se 89°C negativos. O continente é governado com base em um tratado internacional, assinado em 1959, que entrou em vigor em 1961, mas nem todos os países o reconhecem.

 

 

Antartica

 

Icebergs na costa da Antártica. Alguns Icebergs que se desprendem da costa do continente podem chegar a 100km de extensão. Eles navegam pelos oceanos seguindo as forças do vento e correntes marinhas.

 

Oceanos

 

Antartica mapa

 

 

 

Antigas instalações da estação de pesquisa dos Estados Unidos, no Polo Sul. Construída, em novembro de 1956, para apoiar as pesquisas do Ano Internacional de Geofísica (1957). Uma nova estação foi construída a partir de 1999.

 

Colonia pinguins

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Antártica. Continente, Fotos e Informações da Antártida, Guiageo.

 

Polar Aurora

 

A aurora registrada, em 11 de setembro de 2005, sobre a Antártica, e reconstruída no projeto Blue Marble da NASA. Esse evento ocorreu quatro dias após uma erupção de plasma solar, que lançou partículas na direção da Terra.

 

Estação Polo Sul

 

Colônia de pinguins Adélie.

 

Globo

 

Artico

 

◄ Guia Geográfico

 

Pinguins

 

 

Polo Sul

 

Fauna Antartica

 

 

Imagens

 

 

Antartida