Oceanos

Oceano é um extenso corpo contínuo de água salgada contido em enormes bacias da superfície do Planeta Terra. Cerca de 71% da superfície do nosso Planeta é coberto por água. Os oceanos têm uma profundidade média de 3,8 km.

Os oceanos possuem papel importante no equilíbrio do meio ambiente terrestre. Ajudam a manter uma temperatura média em torno de 17°C na superfície da Terra e são fundamentais aos ciclos hidrológicos, que envolvem evaporação, precipitação e movimentos da atmosfera. Sua fauna e flora é incrivelmente rica e, em grande parte, desconhecida pelos humanos.

Considera-se a existência de cinco oceanos na Terra: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico. Eles são interligados de alguma forma. Atualmente, admite-se baías e mares como corpos d'água tributários dos oceanos, por exemplo, a Baía de Bengala faz parte do Oceano Índico.

Oceano Atlântico. Cobre cerca de um quinto da superfície terrestre. Separa os continentes da América, a oeste, dos continentes da Europa e África, a leste. É limitado a sul pelo Oceano Antártico. Seu nome deriva de Atlas, um dos titãs da mitologia grega. Os gregos denominavam de Atlantis Thalassa (Mar de Atlas) as águas além do Estreito de Gibraltar. Sua profundidade média é de 3,6 km e a maior profundidade fica na Fossa de Porto Rico, com 8.605 metros. A linha do equador subdivide o Oceano Atlântico em duas porções: Atlântico Norte e Atlântico Sul.

Mais: Ilhas do Oceano Atlântico

Oceano Pacífico. É o maior dos oceanos e ocupa cerca de um terço do superfície terrestre. Estende-se desde a Ásia e a Austrália, a oeste, até a América, a leste.  É limitado a sul pelo Oceano Antártico. Sua profundidade média é de 4 km e abriga a maior profundidade conhecida em todos os oceanos, na Fossa das Marianas, com 10.924 metros. Suas ilhas oceânicas são classificadas como parte da Oceania. A linha do equador subdivide o Oceano Pacífico em duas porções, norte e sul. Seu nome foi dado pelo navegador português Fernão de Magalhães, que o chamou de Mar Pacífico.

Oceano Índico. É o terceiro maior entre os cinco oceanos. É limitado pela África, a oeste, pela Ásia, a norte, pela Austrália, a leste, e pelo Oceano Antártico a sul. Sua profundidade média é de 3,7 km e o ponto mais profundo fica na Fossa de Java, com 7.258 metros. O Cabo da Boa Esperança marca a divisão entre os oceanos Atlântico e Índico. A Tasmânia, marca a divisão entre os oceanos Índico e Pacífico.

Mais: Ilhas do Oceano Índico

Oceano Ártico. É o menor dos oceanos e tem centro aproximado no Polo Norte. Grande parte de sua superfície é composta por gelo eterno. Está situado principalmente ao norte do círculo polar ártico. É cercado pela América, Ásia e Europa, com seus mares marginais. Sua profundidade média é de 1,2 km e a maior profundidade é de 5,6 km, na Fossa de Molloy. Devido ao gelo, sua travessia completa só foi realizada, pela primeira vez, em 1879, pela Passagem do Nordeste. A Passagem do Noroeste somente foi conseguida em 1905, pelo explorador norueguês Roald Amundsen, que também conquistou o Polo Sul, em 1911. Mas a exploração comercial de navegações através do Oceano Ártico sempre foi um desafio.

Oceano Antártico. É a massa de água que circunda o continente da Antártica. É limitado a norte pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Esse oceano aparece em alguns mapas antigos, com diferentes nomes, mas, até o século 20, muitos geógrafos consideravam suas águas como extensões dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Desde 2000, a International Hydrographic Organization estuda a delimitação do Oceano Antártico pela latitude de 60° sul, coincidindo com a delimitação do Tratado da Antártica. A profundidade média é de 3,3 km e a maior profundidade fica na Fossa Sandwich do Sul, com 7,2 km.

 

Tubarao

 

Oceanos

 

Copyright © Guia Geográfico - Geografia dos oceanos do Planeta Terra.

 

Oceano Índico Mapa

 

Mapa Atlantico norte

 

Robinson

 

Mapa Antartica

 

Mapa Oceano Pacífico

 

Parte do Oceano Atlântico e a costa sul da Bahia vistos do espaço pela Estação Espacial Internacional, em julho de 2012.

 

Oceania

 

Antartica

 

Ilhas Oceano Atlântico

 

Mauricia

 

Batimetria Artico

 

Globo

 

Ilhas Oceano Indico

 

Oceano Indico

 

Mapa Atlantico Sul

 

Guia Geográfico

 

Mapa Artico

 

O grande tubarão branco (Carcharodon carcharias) representa um dos grandes sucessos da evolução das espécies animais. Seus ancestrais viveram há mais de 400 milhões de anos. São bem adaptados à vida nos oceanos e é um de seus principais predadores.

 

Mapas mundo