Santa Helena é uma ilha e um território ultramarino britânico (British Overseas Territory of Saint Helena, Ascension, and Tristan da Cunha), localizado no Oceano Atlântico Sul. Tem governo autônomo e constituição própria. O Reino Unido é responsável pela defesa e relações internacionais. O Território inclui também a Ilha de Ascensão e o grupo de Ilhas de Tristão da Cunha. A capital é Jamestown.

A Ilha de Santa Helena situa-se a 1860 km da costa da África. Tem comprimento de 17 km e largura de 10 km. A Ilha tem origem vulcânica, mas a atividade vulcânica está extinta. Os pontos mais altos são: o Pico Diana (820 m) e o Monte Actaeon (818 m). A população é de 4 mil habitantes (2008).

Acredita-se que a Ilha de Santa Helena foi descoberta pelo navegador português João da Nova, em maio de 1502. Nos anos 1640, foi ocupada pelos holandeses. Em 1659, tornou-se um domínio da Companhia Inglesa das Índias Ocidentais, que trouxe muitos escravos africanos. Em 1815, Napoleão Bonaparte foi exilado na Ilha, onde faleceu, em 1821. A Coroa Britânica assumiu a Ilha durante o exílio de Napoleão e após 1834. A escravidão terminou aqui, em 1836. Com a abertura do Canal de Suez, em 1869, Santa Helena perdeu muito de sua importância comercial.

 

Jamestown

 

Mapa Santa Helena

 

Ilhas Oceano Atlântico

 

Ilhas do Oceano Atlântico

Reino Unido

 

 

Ilha Santa Helena

 

Jamestown, capital de Santa Helena.

 

Longwood House, a casa onde viveu Napoleão Bonaparte, de 1815 a 1821, durante seu exílio em Santa Helena. Era a casa de uma fazenda da Companhia Inglesa das Índias Ocidentais.

 

Gonçalo Alvares

 

Paisagem montanhosa da Ilha de Santa Helena.

 

Copyright © Guia Geográfico - Ilhas oceânicas britânicas no Atlântico.

 

Ilhas Atlantico

 

 

Forte

 

Santa Helena

 

Jamestown.

 

O Forte High Knoll do século 19, o maior de Santa Helena.

 

 

Napoleao

 

Bandeira

 

Cidade

 

 

 

 

Edward Thorpe

 

 

Ed Thorpe

 

Divulgação

 

Paul Tyson

 

 

 

 

 

 

Divulgação