Dados Gerais de Portugal

Portugal é uma democracia parlamentar com capital em Lisboa. Tem área total de 92 mil km², incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. A extensão total da costa é de 1.794 km.

A população é de 10,8 milhões de habitantes (2015). A língua oficial é o português.

O relevo é montanhoso, ao norte do rio Tagus, com planícies ao sul. O ponto mais elevado é o Pico Alto, na Ilha do Pico, com 2.351 m, em Açores.

O clima é temperado marítimo. Ameno e chuvoso, ao norte, e quente e seco, ao sul. As temperaturas médias diárias variam entre 8ºC e 18ºC, no inverno, e entre 16ºC e 30ºC, no verão.

Divisões administrativas: são 18 distritos e duas regiões autônomas; Aveiro, Açores, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Economia

Desde a entrada na União Europeia, em 1986, a economia em Portugal tornou-se mais diversificada e mais baseada em serviços. Muitas empresas estatais foram privatizadas. As principais atividades econômicas são: têxteis, vinhos, azeite, cerâmica, calçado, cortiça, pasta de papel e turismo. A moeda oficial é o euro.

 

 

O Castelo de Almourol, construído numa pequena ilha do rio Tejo. É uma fortaleza que tem origem em construções feitas antes a Era Cristã. Foi conquistada pelos mouros e reconquistada em 1129, no reinado de D. Afonso Henriques.

 

Portugal

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Portugal

 

Lisboa

 

Cascais

 

Camões, o maior poeta clássico português, autor de os Lusíadas

 

Biblioteca Coimbra

 

Após a instauração do regime republicano, um decreto da Assembleia Nacional Constituinte de 19 de Junho de 1911, estabeleceu a Bandeira Nacional de Portugal, que substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional.

A bandeira de Portugal é bipartida verticalmente em duas cores principais, verde-escuro e escarlate, ficando o verde do lado do mastro. Ao centro, o escudo das armas nacionais, orlado de branco e assentado sobre a esfera armilar manuelina, em amarelo e avivada de negro. O comprimento da bandeira é de uma vez e meia a altura da tralha. Dois quintos do comprimento total é ocupado pelo verde e os três quintos restantes, pelo vermelho. A esfera armilar, que já fora adotada como emblema pessoal de D. Manuel I, está desde então sempre presente na emblemática de Portugal. Sobre a esfera armilar, assenta-se o escudo branco com as quinas, rodeado de uma faixa carmesim, com sete castelos.

 

 

Bandeira Portugal

 

 

Mapa fisico Portugal

 

 

Bandeira

 

Almourol

 

 

Interior da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, do século 18. Criada em 1290, Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa.

 

Camões

 

 

 

 

Portugal

 

 

Mapa Portugal

 

Portugal Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

© UC | Delfim Ferreira