Santa Helena é uma ilha e um território ultramarino britânico (British Overseas Territory of Saint Helena, Ascension, and Tristan da Cunha), localizado no Oceano Atlântico Sul. Tem governo autônomo e constituição própria. O Reino Unido é responsável pela defesa e relações internacionais. O Território inclui também a Ilha de Ascensão e o grupo de Ilhas de Tristão da Cunha. A capital é Jamestown.

A Ilha de Santa Helena situa-se a 1860 km da costa da África. Tem comprimento de 17 km e largura de 10 km. A Ilha tem origem vulcânica, mas a atividade vulcânica está extinta. Os pontos mais altos são: o Pico Diana (820 m) e o Monte Actaeon (818 m). A população é de 4 mil habitantes (2008).

Acredita-se que a Ilha de Santa Helena foi descoberta pelo navegador português João da Nova, em maio de 1502. Nos anos 1640, foi ocupada pelos holandeses. Em 1659, tornou-se um domínio da Companhia Inglesa das Índias Ocidentais, que trouxe muitos escravos africanos. Em 1815, Napoleão Bonaparte foi exilado na Ilha, onde faleceu, em 1821. A Coroa Britânica assumiu a Ilha durante o exílio de Napoleão e após 1834. A escravidão terminou aqui, em 1836. Com a abertura do Canal de Suez, em 1869, Santa Helena perdeu muito de sua importância comercial.

Mais: Turismo em Santa Helena

 

Jamestown

 

Mapa Santa Helena

 

Ilhas Oceano Atlântico

 

Ilhas do Oceano Atlântico

 

 

Ilha Santa Helena

 

Jamestown, capital de Santa Helena.

 

Longwood House, a casa onde viveu Napoleão Bonaparte, de 1815 a 1821, durante seu exílio em Santa Helena. Era a casa de uma fazenda da Companhia Inglesa das Índias Ocidentais.

 

Gonçalo Alvares

 

Paisagem montanhosa da Ilha de Santa Helena.

 

Copyright © Guia Geográfico - Ilhas oceânicas britânicas no Atlântico.

 

Ilhas Atlantico

 

 

Forte

 

Santa Helena

 

Jamestown.

 

O Forte High Knoll do século 19, o maior de Santa Helena.

 

 

Napoleao

 

Bandeira

 

Cidade

 

 

 

 

Edward Thorpe

 

 

Ed Thorpe

 

Divulgação

 

Paul Tyson

 

 

 

 

 

 

Divulgação