Santa Helena é uma ilha e um território ultramarino britânico (British Overseas Territory of Saint Helena, Ascension, and Tristan da Cunha), localizado no Oceano Atlântico Sul. Tem governo autônomo e constituição própria. O Reino Unido é responsável pela defesa e relações internacionais. O Território inclui também a Ilha de Ascensão e o grupo de Ilhas de Tristão da Cunha. A capital é Jamestown.
A Ilha de Santa Helena situa-se a 1860 km da costa da África. Tem comprimento de 17 km e largura de 10 km. A Ilha tem origem vulcânica, mas a atividade vulcânica está extinta. Os pontos mais altos são: o Pico Diana (820 m) e o Monte Actaeon (818 m). A população é de 4 mil habitantes (2008).
Acredita-se que a Ilha de Santa Helena foi descoberta pelo navegador português João da Nova, em maio de 1502. Nos anos 1640, foi ocupada pelos holandeses. Em 1659, tornou-se um domínio da Companhia Inglesa das Índias Ocidentais, que trouxe muitos escravos africanos. Em 1815, Napoleão Bonaparte foi exilado na Ilha, onde faleceu, em 1821. A Coroa Britânica assumiu a Ilha durante o exílio de Napoleão e após 1834. A escravidão terminou aqui, em 1836. Com a abertura do Canal de Suez, em 1869, Santa Helena perdeu muito de sua importância comercial.
Jamestown, capital de Santa Helena.
Longwood House, a casa onde viveu Napoleão Bonaparte, de 1815 a 1821, durante seu exílio em Santa Helena. Era a casa de uma fazenda da Companhia Inglesa das Índias Ocidentais.
Paisagem montanhosa da Ilha de Santa Helena.
Copyright © Guia Geográfico |
Jamestown.
O Forte High Knoll do século 19, o maior de Santa Helena.
Edward Thorpe
Ed Thorpe
Divulgação
Paul Tyson
Divulgação