Ilhas Pitcairn
As Ilhas Pitcairn (Pitkern Ailen) são um território ultramarino britânico na Polinésia, composto por quatro ilhas: Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno. Henderson é a maior ilha, mas apenas Pitcairn é habitada, com cerca de 50 pessoas. A área terrestre total é de 47 km². A capital é Adamstown.
As ilhas de Pitcairn, Henderson e Ducie foram descobertas, em 1606, pela expedição do navegador português Pedro Fernandes de Queirós, durante a União Ibérica. As Ilhas receberam o nome do aspirante da Marinha britânica Robert Pitcairn, que teria avistado a Ilha Pitcairn, em 1767. Em 1790, os amotinados do navio britânico HMS Bounty estabeleceram-se na Ilha. Tornou-se colônia britânica em 1838. Pitcairn atingiu seu pico populacional em 1937, com 233 habitantes, mas muitos emigraram, principalmente para Nova Zelândia. Em 1988, o atol de Henderson, atualmente desabitado, entrou na lista de patrimônios naturais da Unesco. Hoje, o Território busca imigrantes e incentiva o turismo.
◄ Oceania
Escola Pulau em Pitcairn (divulgação).
Atol de Oeno (divulgação).
Bounty Bay, Adamstown (divulgação).
Ilha Henderson, um santuário ecológico remoto e desabitado, a 200 km da Ilha Pitcairn (© UNESCO / Ron Van Oers).
Vista aérea da ilha vulcânica Pitcairn, rodeada de penhascos. A capital Adamstown está ao centro, na parte baixa (divulgação).
Ilhas Pitcairn
Copyright © Guia Geográfico - Oceania Turismo. |