Informações sobre o Ártico

 

O termo deriva do grego arktos (urso), referindo-se à constelação do Urso. O Círculo Ártico é o paralelo de latitude 66°30′ N, que delimita a zona em volta do Polo Norte, no qual existe um período do ano em que o Sol não se põe e outro em que o Sol não nasce.

As variações de temperatura entre verão e inverno são extremas, embora sempre frio. No inverno, a temperatura ambiente chega facilmente a -60°C, a maior parte da região fica coberta de gelo, incluindo parte do Oceano Ártico.

No verão, o principal tipo de vegetação é a tundra. A fauna é pobre quanto ao número de espécies. Existem, por exemplo, o urso polar, a raposa do ártico, a morsa e a rena.

A população total da região é de cerca de 4 milhões de habitantes, incluindo mais de trinta grupos étnicos indígenas. Mais: Povos do Ártico

 

 

Mapas do Artico

 

 

 

Formação de gelo em um iceberg.

 

Mapa Politico

 

Urso

 

As rotas através do Ártico.

A primeira circunavegação do Globo foi realizada pela expedição do navegador português Fernão de Magalhãess, a serviço da Espanha, em 1522. Antes dela, já se buscava uma passagem para as Índias pelo norte.

Após várias tentativas fracassadas ao longo dos séculos seguintes, principalmente devido ao gelo, o explorador sueco Adolf Erik completou, pela primeira vez, a Passagem do Nordeste (Northern Sea Route), em 1879.

A Passagem do Noroeste (Northwest Passage) somente foi realizada com sucesso, em 1905, pelo explorador norueguês Roald Amundsen, que também conquistou o Polo Sul, em 1911.

As tentativas de exploração comercial dessas rotas do Ártico começaram nos anos 1930, sempre enfrentando os problemas do gelo. Somente em 1984, um navio de cruzeiro atravessou a Passagem do Noroeste. A exploração regular dessas passagens sempre foi um desafio.

 

Artico gelo

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações e Dados do Ártico. Clima, Gente, Oceano e Gelo.

 

Passagens

 

Povos do Artico

 

Família indígena do Ártico.

 

◄ Ártico

 

Mapa Artico

 

Iceberg

 

Eskimos

 

 

 

Região Polar

 

 

 

 

 

 

 

CIA 2016