Povos Indígenas do Ártico

(Esquimós)

 

Antigamente chamados de esquimós, a população nativa de regiões do Ártico vivem em partes do Canadá, Groelândia, Alaska, Sibéria, entre outras terras da área . Existem diferentes grupos como os Inuit, Alutiit, Yupik e Inupiat, que falam diferentes dialetos .

O termo esquimó (eskimo) tem sido usado desde o século 16 pelos europeus e outros povos para designar os indígenas do Ártico, mas, em tempos recentes, alguns desses povos pediram para não serem chamados de esquimós.

Por muito tempo acreditou-se erroneamente que eskimo significaria "comedor de carne crua". O termo passou, então, a ser considerado politicamente incorreto, por muitos, no final do século 20. Atualmente, entretanto, acredita-se que a origem do termo está mais relacionada com os calçados usados para neve.

Estima-se que esses povos vivam nas regiões do Ártico e sub-Ártico há mais de 3.000 anos. A população atual é superior a 100 mil pessoas. São cultural e biologicamente distintos dos povos visinhos, inclusive dos índios americanos, sendo bem adaptados ao frio polar.

Veja um mapa da distribuição dos povos do Ártico.

 

Esquimos, Artico

 

Iglus (igloo), abrigos construídos com neve pelos povos nativos.

 

Povos do Artico

 

 

Habitantes da região do Ártico.

 

Construção de gelo de um habitante nativo do Ártico.

 

 

Tenda Eskimo

 

Eskimo

 

Copyright © Guia Geográfico Ártico - Esquimós, Tribos Inuit, História e Fotos Sami - Iglu Eskimo.

 

Ártico

 

Iglu

 

 

Tenda da tribo sami, na Suécia.

 

 

 

Região Polar

 

 

 

 

Povos Indígenas do Ártico