Povos Indígenas do Ártico
(Esquimós)
Antigamente chamados de esquimós, a população nativa de regiões do Ártico vivem em partes do Canadá, Groelândia, Alaska, Sibéria, entre outras terras da área . Existem diferentes grupos como os Inuit, Alutiit, Yupik e Inupiat, que falam diferentes dialetos .
O termo esquimó (eskimo) tem sido usado desde o século 16 pelos europeus e outros povos para designar os indígenas do Ártico, mas, em tempos recentes, alguns desses povos pediram para não serem chamados de esquimós.
Por muito tempo acreditou-se erroneamente que eskimo significaria "comedor de carne crua". O termo passou, então, a ser considerado politicamente incorreto, por muitos, no final do século 20. Atualmente, entretanto, acredita-se que a origem do termo está mais relacionada com os calçados usados para neve.
Estima-se que esses povos vivam nas regiões do Ártico e sub-Ártico há mais de 3.000 anos. A população atual é superior a 100 mil pessoas. São cultural e biologicamente distintos dos povos visinhos, inclusive dos índios americanos, sendo bem adaptados ao frio polar.
Veja um mapa da distribuição dos povos do Ártico.
Iglus (igloo), abrigos construídos com neve pelos povos nativos.
Habitantes da região do Ártico.
Construção de gelo de um habitante nativo do Ártico.
Copyright © Guia Geográfico |
◄ Ártico
Tenda da tribo sami, na Suécia.
Povos Indígenas do Ártico